meus livros de receitas

Pipocas Gourmet - Aprenda como fazer e os segredos!


Com certeza você já se deparou com aqueles lindos boxes e lojinhas em shoppings e lugares mais finos no Brasil e exterior que vendem aquelas lindas e deliciosas pipocas, liberando aquele aroma que deixam a gente procurando de onde vem, pipocas gourmet.
As vezes são vendidas à granel, em pacotes, potes, latas e caixinhas, mas não sei porque cobram tão caro. Ok, vocês vão ver aqui na receita que ensino, que é original norte-americana, que não são tão básicas, mas não é nada de outro planeta, nem mesmo os ingredientes rs, e ficam até melhores do que algumas que já comi por aí, além de renderem bastante e saírem muito mais em conta!
São também uma ótima opção para ganhar uma grana extra vendendo, para presentear e festinhas.

Ingredientes:
1 xícara de milho de pipoca
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de manteiga ou margarina
1/2 xícara de mel, melado ou glucose
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Primeiramente estoure o milho de pipocas em uma panela ou como preferir, com um pouco de óleo, depois despeje em duas assadeiras grandes e reserve.
Em uma panela coloque o açúcar mascavo, manteiga ou margarina, mel, melado ou glucose e o sal, dê uma misturada em tudo e ligue o fogo em temperatura média para baixa.



Vá mexendo tudo de vez em quando para misturar bem e ficar homogêneo, no momento em que a mistura começar a borbulhar, levantar fervura, conte exatos 7 minutos!
Quando derem os 7 minutos, acrescente o bicarbonato de uma só vez na panela, misture rapidamente, vai levantar como se fosse uma espuma "maluca" rs... misture rapidamente e já vire essa espuma caramelada sobre as pipocas, em seguida, com ajuda de 2 garfos vá virando e envolvendo todas as pipocas. É preciso ser rápido nesse processo do bicarbonato e de despejar sobre as pipocas e envolver.



Deixe as pipocas amornarem e então separe-as, vá quebrando e separando, pois ficarão todas grudadas, até esfriarem.
Eu muitas vezes faço isso e pronto, pipocas gourmet prontas, assim que esfriam ficam super corcantes e deliciosas. Mas já ví no exterior eles colocarem as assadeiras com as pipocas prontas um pouco no forno alto, de 5 a 10 minutos, elas voltam a amolecer o caramelo e dá para envolver melhor as pipocas, ficam mais bonitas, mas aí é uma questão de gosto.

Gourmetizando: Essa é a receita padrão, a básica de caramelo simples, para deixar as pipocas ainda mais sensacionais você pode acrescentar na mistura da panela, logo no início 1 colher de chá de canela em pó, ou ainda 1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó, 2 colher de sopa de chocolate em pó, especiarias em pó em geral para saborizar.
Outras coisas que geralmente deixam as pipocas lindas e mais caras quando vemos nessas lojas são os toppings, que são coisinhas adicionadas na pipoca, na hora que despejamos o caramelo por cima e que se unem formando uma pipoca ainda melhor rs... adicione 1 xícara de uvas passas, ou amêndoas, castanhas, nozes, pistache, amendoim, gergelim, sementes, frutas secas... tudo inteiro ou meio quebrado, fica ao seu gosto, pode até fazer combinações, como passas e canela, ou mix de castanhas, fica maravilhoso!

Dicas: Essas pipocas duram muito. Após frias guarde em potes fechado ou sacos fechados, mas caso elas fiquem murchas depois de um tempo, apenas aqueça no forno, misture tudo e deixe esfriar que voltam a ficar crocantes e deliciosas.

Atenção: Essas pipocas são viciantes, não dá para parar de comer kkk
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

41 comentários:

  1. Vou ter que fazer,Mauricio é de comer com os olhos.Aqui em casa todos adoramos pipoca e é viciante mesmo kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maurício, vim conhecer seu novo cantinho, parabéns está lindo

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de receita. Vou tentar! Já fiz uma versão bem mais simples e ficou delicioso com os ingredientes que você mostra devem ficar de arrasar. Obrigada pelas dicas também.

    ResponderExcluir
  4. e aniversario da minha vó ,
    80 anos e ela e apaixonada por pipoca vou fazer pra festa !!

    ResponderExcluir
  5. oba! vou fazer no meu aniversario (62 anos)... quero fazer um lanchinho básico hamburguer, cachorro quente e pipocas, tudo de bom! risos...

    ResponderExcluir
  6. Amei essa receita!
    Vc sabe como faz uma pipoca branquinha ouvi falar que é de chocolate belga em pó,comi numa festa e até hoje guardo o sabor dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas pipoca coberta de chocolate ou banhada, aí basta usar chocolate belga branco. Já se encontra até pronta para comprar em lojas de chocolates.

      Excluir
  7. Se armazenadas em saquinhos continuam crocantes?

    ResponderExcluir
  8. VC sabe quantos dias duram crocantes guardadas em saquinhos ??

    ResponderExcluir
  9. Fiz ficou muito boa , porém estava sem açúcar mnascavo e coloquei açucar normal , ficou muito doce , deixei num pote fechado , tomara que fique crocante até o outro dia.
    quando criança minha mãe fazia muito com açúcar caramelizado e jogava em cima das pipocas pra comer e tomar chimarrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficará a mesma coisa mas talvez fique boa. Aaaa sim, mas isso é bem diferente rs

      Excluir
  10. vou tentar fazer parece fica boa mesmo

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício primeira vez q acesso seu blog adorei estou desempregada e pensei em uma grana extra com pipoca gourmet VC tem dicas de salgadas tem? abraços

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de adicionar leite de coco na receita, ficaria melhor adicionar o leite de coco na hora de estourar a pipoca ou qndo tiver fazendo o caramelo?

    ResponderExcluir
  13. Não acredito que é você!!!! kkkkkkk Rapaz, vc é demais!!! Sou sua seguidora na Air Fryer e Panela de Pressão

    ResponderExcluir
  14. Olá, poderia contar o segredo do preparo da pipoca de leite ninho? Já procurei na internet várias receitas, mas só tem as comuns. Tem umas pipocas de leite ninho que levam calda, como seria isso? Obrigada!Ana

    ResponderExcluir
  15. Uauuu. Rapaz vc faz de tudo. Aconpanho mas nunca comentei. Agora a pipoca eu tava precisando de uma ideia pra minha bombonier e agora pronto. Obrigada. E sucesso

    ResponderExcluir
  16. Adorei!!!! Tem como fazer colorida??

    ResponderExcluir
  17. eu fizzz! amei! super facil d fazer. acertei d primeira. fiz c achocolatado e canela. ficaram lindas

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Tudo bem? Ótima receita, porém na hora de colocar o bicarbonato não fez a espuma, porque será?

    ResponderExcluir
  19. Adorei a receita, primeira vez aqui, parabéns seu cantinho está muito acolhedor, uma dúvida minha nora quer pipocas rosas para aniversário da filha é possível, e posso fazer quantos dias antes? Obrigada por sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Essas não d'para colorir de rosa, aí seria ideal aquelas feitas do modo tradicional mesmo. Abraços.

      Excluir
  20. Farei a sua receita mesmo, porque parece deliciosa

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maurício! Você sabe me informar quantos dias ela permanece crocante se for bem embalada?

    ResponderExcluir
  22. Mauricio essas daí da para envolver com chocolate derretido depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para banhar com chocolate é pipoca normal, comum, apenas vc cobre de chocolate e pronto.

      Excluir
  23. Bom dia...qual a marca de pipoca que usa? Tem alguma especifica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milho premium de pipoqueiro mesmo, pq compro na zona cerealista aqui de SP barato, mas o de mercado serve também.

      Excluir
  24. Posso fazer pipoca tanto doce como salgada e guardar em saquinho cone um dia antes da festa? Vai continuar crocante?

    ResponderExcluir

Veja também: