meus livros de receitas

Como fazer massas e macarrão caseiros de forma simples e sem segredos? Aprenda agora!




Pode falar o que quiser, e pode comprar a melhor marca, mas nada se compara a uma massa caseira, fresquinha, feita com muito amor e carinho!
Hoje vou ensinar vocês como é fácil fazer massas do tipo de macarrão em casa, em pouco tempo e sem muito trabalho.

Com essas mesmas dicas vocês poderão fazer macarrão de todos os formatos e tipos, massa de lasanha, capeletti, raviolli, etc....

O primeiro passo é ter uma máquina de macarrão, eu comprei a minha na internet, se alguém não tem e quiser me avise que mando o link.
Agora o próximo passo é preparar a massa. A minha preferida é a integral, mas você pode fazer a tradicional ou outra que preferir. Pela internet achei algumas básicas, mas acabei criando a minha ao meu gosto depois de alguns testes e com o passar do tempo vou ensinar mais algumas, mais sofisticadas e diferentes que também já estou amando.

Massa integral:
110gr de farinha de trigo branca
80gr de farinha de trigo integral
2 ovos grandes

Massa branca tradicional:
100gr de farinha de trigo branca
1 ovo

Para massa sem glúten pode usar a mesma regra da massa tradicional só que usando farinha preparada sem glúten.

Com essa regrinha básica você pode preparar a quantidade que quiser de massa só sobrando e aumentando proporcionalmente.
Para cada pessoa é considerado geralmente 100gr de farinha + 1 ovo, porém eu acho que dá até para mais. Essa minha receita integral por exemplo alimenta tranquilamente 3 a 4 pessoas.

Agora basta misturar todos os ingredientes. A forma mais fácil é usar a máquina de pão ou processador de alimentos, colocando os ingredientes dentro e batendo, vai virar uma farofa, mas depois basta apertas com as mãos e dá liga virando a massa. Se não quiser pode misturar na mão mesmo.

Após a massa pronta, enrole em filme plástico ou em um saquinho tirando bem o ar, e deixe descansar por 30 minutos. Passado este tempo já podemos abrir a massa.



Para abrir a massa, achate a bola de massa com as mãos e polvilhe farinha de todos os lados. Se a quantidade for grande divida a massa para facilitar.
Então coloque a massa achatada na máquina no cilindro de abrir, colocando a espessura no número 1.
Após passar dobre a massa e repasse no cilindro mais umas duas ou 3 vezes e então vá reduzindo a espessura nos números 1 a 1 a cada passada da massa, afinando e deixando bem esticada e lisa.
Eu particularmente gosto da espessura 7, mas aí é uma questão de gosto.
Corte a massa em partes menores e vá colocando no varal de massas ou em uma assadeira enfarinhada.

Agora vamos cortar o macarrão, basta escolher a peça e corte de massa que deseja e ir passando a massa, cortando como preferir.



Depois de cortada a massa você pode já cozinhar em água fervente apenas com uma pitada de sal ou deixar secar para fazer depois. Se for fazer depois deixe secar no varal de massas ou enrole em forma de ninho dentro de uma assadeira enfarinhada.

Agora prepare um delicioso molho caseiro e se delicie com sua massa caseira fácil, saborosa e bem mais saudável!

Armazenamento: A massa pronta fresca pode ficar até 1 semana na geladeira ou 3 meses congelada.

Dicas: Acrescente um pouco mais de "saúde" na sua massa colocando 1 colher de sopa de linhaça, chia, amaranto, etc... para cada duas receitas de massa.
Para uma massa de qualidade superior use metade de farinha de trigo e metade de farinha de semolina, o resultado é maravilhoso!

Obs: Tem gente que coloca azeite ou óleo na massa, não aconselho e não é necessário, outros já colocam sal na massa, o que não é bom para a máquina, até porque muitas tem partes cromadas e o sal atrasa o cozimento da massa.
Não se coloca óleo ou azeite na água onde se cozinhará a massa, isso não ajuda em nada.

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!

Ainda não tem sua máquina / fábrica de massas? Veja abaixo alguns lugares onde sempre tem boas ofertas:
http://bit.ly/2YO4VYo
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

69 comentários:

  1. Maurício, bom dia! Para deixar a massa uma semana na geladeira, posso armazenar em papel filme ou saquinhos tipo os de feira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, contanto que fique bem fechado/vedado. Abraços!

      Excluir
    2. MAURICIO RODRIGUES quero vender massas caseiras, gostaria de comprar um video seu com unas receitas caseiras, e algunas dicas por favor me ajuda, grande abraço

      Excluir
    3. Eu não vendo os vídeos rs... mas vc pode assistir gratuitamente no meu canal e conferir aqui também no blog. Abraços.

      Excluir
  2. minha fábrica de massas chegou hoje !!! agora estou por conta do natal, só de airfryer fazendo suas receitas, mas assim que passar vou tentar fazer massa e venho te contar =)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Maurício. Como fica a proporção de farinhas se eu quiser acrescentar semolina na receita da massa integral?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela resposta, Mauricio. Mas acho que me expressei mal. Eu já faço massa de grano duro em casa e uso 50% de farinha branca e 50% de semolina.

    Minha dúvida é na massa integral. A proporção que você descreveu foi:

    -110g de farinha branca x 80g de farinha integral

    Se eu for inserir a semolina, eu substituo 55g da farinha branca?

    ResponderExcluir
  5. Maurício
    Qual o link para comprar a máquina de massas pela internet?
    Obrigada.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. ola
    tudo bem voce pode me mandar o link do aparelho
    obrigado
    tchau

    ResponderExcluir
  7. Oi Maurício, comprei minha maquininha e tenho uma dúvida. Depois de seca a massa dura quanto? Porque daí nesse caso dela seca não preciso colocar na geladeira né? Parabéns pelo seu trabalho acompanho todos os seus blogs.

    ResponderExcluir
  8. Oi para fazer a massa colorida como faço?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela dica de massa integral.

    ResponderExcluir
  10. Como faz a massa grano duro? Muito obrigada
    Margarete

    ResponderExcluir
  11. Ola, adorei a materia. Você sabe dizer se consigo sovar pão nessa mesma maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a máquina não faz sova ou mistura, apenas abre, cilindro, e corta, conforme ensinei aqui mesmo na postagem.

      Excluir
  12. boa noite,
    depois de secar no varal como armazenar e por quanto tempo ?
    grato

    ResponderExcluir
  13. Maurício, vi seu vídeo sobre a massa fresca, vc disse que colocaria na descrição dicas para o primeiro uso da máquina... mas não achei nem lá nem no blog, poderia me passar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, eu disse no vídeo que aqui no blog tinha esta postagem com a receita do integral e mais dicas de utilização, de como usar a máquina. Veja acima e confira. Não tem nenhum truque ou algo necessário na "primeira" utilização, vc já pode começar a usar como ensino.

      Excluir
    2. Obrigada :)
      No caso da massa colorida, se eu não tiver o processador, posso fazer no liquidificador?

      Excluir
  14. Olá Mauricio vc é um jovem talentoso na cozinha, sem dúvidas. Faço massa caseira desde que me entendo por gente como se diz, meus pais descendentes de italianos gostavam de receber a familia ao redor da mesa enorme e o prato sempre o macarrão da mama! Entretanto gosto de experimentar receitas e maneiras novas de preparar comidas, seu blog é uma fonte de inspiração, agradeço sua disponibilidade em partilhar suas experiências conosco, seus leitores. Aprendo muito aqui no seu blog, comprei uma maquina de pão influenciada por suas receitas testadas e aprovadas! Gostei da idéia de usar a maquina para sovar a massa de macarrão, ótima dica, obrigada. Queria entretanto pedir que colocasse em seu blog a opção de imprimir em pdf suas receitas e dicas, não é sempre que temos internet aqui onde moro, assim coloco as receitas em pdf no e-reader e uso como um caderno de receitas, bom é uma sugestão apenas, no mais agradeço pelo muito que tenho aprendido com voce, desejo sucesso pra vc, sempre,abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, que legal. Obrigado, fico feliz em saber. As receitas não podem ser impressas, por questões de direitos autorais, entretanto há meus livros de receitas que vc pode adquirir se desejar para levar onde desejar, links ali no menu no topo. Abraços.

      Excluir
  15. ola vc sabe se da para passar massa de biscoito no cilindo?

    ResponderExcluir
  16. Oi eu não estou encontrando o link para comprar a maquina alguém podemos me passar?

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício adorei o seu video, gostaria de saber qual a marca de farinha e que loja você compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://maquinadepao.blogspot.com.br/2016/03/farinhas-le-5-stagioni-nova-parceria-do.html

      Excluir
  18. Vou vender massa caseira em casa e gostaria de saber como congelar os ninhos de macarrão. Congela em aberto? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, vou fazer massas caseiras para venda, existe algum utensílio para corte da lasanha por exemplo, em tamanhos padrão? Qual o plástico posso utilizar para separar as folhas de lasanha? Congelo cri ou pré cozida?

      Excluir
    2. cortador, tipo cortador de pizza, o tamanho vc que define, pq é só a massa aberta e vc corta o comprimento como preferir. plástico para congelamento mesmo, vc encontra em casas especializadas em embalagens. Crú ou cozida vc tb que define, depende de vc e do seu público o que preferem.

      Excluir
  19. Bom dia Maurício,qual marca de maquina de macarrão você recomenda .Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá Maurício, boa tarde!
    Parabéns pelos vídeos! Sempre bem didáticos.
    Qual a marca da máquina que você usa no vídeo? Comprei uma maquina da marca hércules, mas ela não corta bem a massa. A sua, vi que corta perfeito. Poderia informar? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcato, italiana, a melhor no mundo hoje. Veja nos links ali no final do texto. abraços

      Excluir
  21. Oi Maurício. Amo culinaria! Mas os pratos salgados... massa então hummm, são os que mais gosto. Já vi muitos vídeos de como fazer macarrão caseiro mas os seus estão de parabéns, pois são bem explicados.���� Elizete Rodrigues. Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  22. Maurício, a minha máquina chegou é o resultado da primeira tentativa foi excelente para espaguete. Queria ter feito o fetucini, mas a massa no 7 deve ser muito fina. Não cortou. Vc usa qual número? Bjs querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o 7 mesmo, mas é ao seu gosto, pode usar 6, 5.... como preferir. bjos

      Excluir
    2. Maurício sem ser no processador, onde posso bater a massa, e sobre a máquina, estava pensando em comprar aquelas que fazem tudo já, batem e cirtam, vc já usau ou recomenda essa manual msm?!

      Excluir
    3. das maneiras que falo na própria receita. São maquinas e resultados diferentes, dependerá do que vc deseja, terá que seguir as instruções dela.

      Excluir
  23. Adorei você, estava procurando vídeos sobre massa caseira no YouTube quando encontrei seu canal e acabei aqui no blog. Seu estilo de cozinhar é surpreendentemente saudavel, prático e requintado. Delícia! Parabéns! Agora viciei no seu canal e no blog. Rsrsrs Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá Maurício boa tarde tenho assistido seu vídeo e estou encantada com a sua simplicidade e clareza no ensinar, e também pela dedicação em nós passar tantas dicas maravilhosa onde esclarece muitas das nossas duvidas. Não abusando de sua boa vontade uma dúvida. Fiz um canelone e armasenei em marmitas de alumínio ficaram grudados e difícil de tirar. Qual seria a forma melhor de colocar e qual melhor embalagens utilizar? Se poder me ajudar agradeço. Mora aqui em porto velho Rondônia e estou pensando em fazer massa fresca pra vender e suas dicas estão me ajudando muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc armazenar um grudadinho no outro após congelar ficarão grudados mesmo, se quer eles soltinhos tem que congelar abertos e separados, depois que congelarem aí vc junta.

      Excluir
  25. Oi,nossa vc passa as etapas da massa muito bem, parabéns pois qdo a gente gosta do que faz fica facil,repassar. Gostaria de saber como calcular para vender,e saber o prazo de vencimento depois de congelado e qual a farinha melhor para fazer sem ser a que indicou,muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Calcule todos os gastos que envolvem a produção, até luz, água, embalagem, funcionários, entregas, etc.. e multiplique por 300%. Prazo de validade dependerá da sua qualidade, higiene, ingredientes, armazenamento, etc.... Farinha própria para massa fresca / pasta fresca. Eu uso Le 5 Stagioni.

      Excluir
  26. Olá Maurício!Gratidão e parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente dura a massa se eu deixar secar, em vez de armazenar em freezer ou geladeira e também qual o tempo de secagem antes de embalar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Isso varia muito, depende da qualidade dos ingredientes que usou, no clima onde mora, na higiene, maneira que armazenou, etc...

      Excluir
  27. Olá Maurício!
    Recentemente adquiri um máquina de macarrão igual a sua e um varal para secar as massas também...
    Tenho uma pergunta: qual o motivo da massa quebrar e cair do varal durante a secagem? A massa que fiz ficou num ponto muito bom e a espessura usada foi a 5, para fazer lasanha. Em 5 horas ainda estava úmida por dentro. Daí deixei passar a noite no varal, ficando no total umas 11 horas penduradas. Todas elas se partiram ao meio...
    Existe um número de horas limite para deixar a massa no varal?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só consigo fazer algumas suposições... massa demorando muita para secar é sinal de que está ficando muito úmida, então use uma farinha própria para massa fresca como indico, ou use um pouco mais de farinha, os ovos podem ser grandes, ou onde vc morá o clima é úmido, ou está deixando muito comprida e o peso dela faz isso, ou está pesando justamente por estar úmida demasiadamente, e ao demorar para secar acaba esticando pelo peso e cede.... só imagino isso rs.

      Excluir
  28. Parabéns pelos vídeos, já me inscrevi no canal. E amando seu carinho e atenção por cada comentário. Você será.minha inspiração.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Maurício aprendi a fazer macarrão com obrigada querido amo seus vídeos bjos

    ResponderExcluir
  30. Comprei essa máquina de massa e veio o acessório para ravióli. Vc poderia ensinar como fazer ravioli utilizando o acessório? Já procurei no yotube mas não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem simples, no manual dela tem o passo-a-passo e na internet vc também acha vídeos, basta procurar como "raviolli marcato".

      Excluir
  31. Oi Maurício obrigada pelos seus vídeos amo todos.. poderia fazer canelones desde o começo ..canelones de presunto e queijo.
    Beijos obrigada

    ResponderExcluir

Veja também: