meus livros de receitas

Dispara Biscoitos / Máquina de Biscoitos Caseiros!


Quem me acompanha nas redes sociais já deve saber que ganhei um dispara biscoitos de uma seguidora muito querida.
O dispara biscoitos é uma maquininha para fazer biscoitos caseiros de vários tipos, sabores e formatos, muito prática e fácil de usar, e eu já queria uma faz tempo mas nunca encontrei no Brasil por um preço justo no passado e sempre acabava esquecendo de procurar e comprar em viagens ao exterior, então acabei esquecendo. Hoje já é um aparelho fácil de encontrar pela internet, com preços dos mais variados e que eu aconselho muito para quem gosta de biscoitos e biscoitos caseiros, pois além de facilitar a vida abre um leque infinito de opções, sabores e formatos.

Então hoje vou explicar um pouco mais sobre essa máquina para vocês. Em primeiro lugar ela é mais famosa como "dispara biscoitos" que é um nome europeu onde a máquina faz mais sucesso e já faz parte da cozinha principalmente dos lusitanos, também é conhecida como biscoiteira, biscuit maker, biscuit press, maquina de hacer galletas ou apenas máquina de biscoitos.
Ela pode ser feita de metal, plastico ou ambos juntos, a que ganhei é de alumínio, e eu prefiro.
Elas vem com vários discos, sendo que com cada disco, que funciona como um molde para os biscoitos, conseguimos fazer ao menos um formato diferente, algumas vem com mais e outras menos, chegando até a 20 discos de modelos diferentes.



O principal na hora de usar é a massa, e para isso peguei duas massas básicas para biscoitos amanteigados para começar, com o tempo vou testando outras e ensinando para vocês, mas a partir destas podemos fazer já muuuuitos sabores, apenas adicionando especiarias, ervas, chocolate, raspas de limão, essência, castanhas e nozes, etc...
Aconselho usar balança para não errar nas medidas, na primeira receita fiz as conversões, mas mesmo assim aconselho pesar.

Massa básica para biscoitos amanteigados brancos:
125gr de manteiga ou margarina culinária / 1/2 xícara
30gr de óleo / 3 colheres de sopa
60gr de açúcar / 1/4 de xícara
250gr de farinha de trigo / 2 e 1/4 de xícara
1/2 colher de chá de fermento químico de bolo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Adicionei 1 colher de chá de raspas de casca de limão.

Massa básica para biscoitos amanteigados integral:
125gr de manteiga ou margarina culinária
1 ovo + 1 gema
250gr de açúcar mascavo
325gr de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento químico de bolo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Nessa adicionei especiarias em pó e moídas como canela, cravo, cardamomo...

Em uma tigela misture todos os ingredientes e pronto, depois é só usar na máquina.

E como usar a máquina? Primeiro de tudo limpe se for nova, pois as vezes tem resíduos de fábrica.
Agora desrosqueie a tampa de baixo e coloque o disco de formato que deseja usar, rosqueie novamente, desrosqueie agora a parte de cima, onde tem a haste dentada e a alavanca, coloque massa até quase encher, deixando uns 2 centímetros ao menos sem massa.
Antes de rosquear você terá que puxar toda a haste, e para isso deve girar a parte toda dentada para trás, então rosqueie novamente, gire a parte dentada para a frente e estará pronta para usar.
Para facilitar o entendimento separei este pequeno vídeo:

(se estiver no celular talvez não consiga ver o vídeo)

Na hora de fazer seu biscoito basta posicionar o bocal onde sai a massa na assadeira, apertar a alavanca, ela vai correr nos dentes e empurrar a massa, depois levante a máquina e pronto. Lembrando que as vezes o primeiro, segundo e terceiro biscoitos não saem muito bons ou direito, e isso é normal, mas ao pegar o jeito você fará algumas duzias rapidinho, somente apoiando, apertando e levantando.

A assadeira não deve ser untada, se não o biscoito não se solta da máquina e para assar basta levar ao forno 200º, nas grades médias ou mais altas do forno por 7 a 10 minutos. Para saber se já está assado basta ficar de olho e quando as bordinhas começarem a dourar levemente por baixo já estarão prontos, mesmo que por cima ainda estejam clarinhos e até meio macios, assim que esfriam ficam crocantes e sequinhos.

Durante o preparo você pode desrosquear a ponta da máquina e trocar os discos de formatos sem problemas, quantas vezes quiser.

Quando a massa acabar abra a parte superior da mesma maneira que expliquei e coloque mais massa dentro.

Ajustes: Há também um ajuste da quantidade da massa, para fazer um biscoito menor ou mais cheirinho de acordo com o disco que deseja usar, na base da alavanca você verá que pode mover uma chapinha que tem o número 1 e 2 para os lados, deixando no número 1 sai menos massa e deixando no 2 mais massa.



Bicos: Além dos biscoitos também tem um disco que pode ser usado para biscoito ou churros e bicos que podem ser usados para confeitar ou fazer rosquinhas.

E a limpeza?: Muito simples, basta desmontar todas as peças e lavar com água e sabão neutro, secar bem e pronto!

Armazenamento: Depois de prontos os biscoitos podem ser guardados em potes fechados e duram mais de 1 mês... quando sobram, porque ficam muito deliciosos e acho difícil sobrar algum por tanto tempo rs.

Acho que falei tudo, se tiverem alguma dúvida podem me perguntar como sempre e responderei, se for o caso adiciono até aqui no post.

Onde encontrar?
- No Brasil podemos encontrar em diversos sites pela internet, desde mercado livre a outras lojas, basta jogar o nome do aparelho no Google e aparecerão dezenas de lugares com preços dos mais variados.
- Fora pode ser encontrado em lojinhas de utilidades domésticas e em sites como Aliexpress e Amazon.

Ainda não tem a sua dispara biscoitos / biscoiteira? Adquira nos links abaixo:
http://bit.ly/2L9N8Xd
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

42 comentários:

  1. Bom dia!!!!Maurício, adorei esse aparelho, pois faço uma bolachinha de amoníaco chamada bicho da seda que gosto muito, mas é trabalhosa pois tem que passar na máquina de moer para ficar enrugadinha e com esses bicos seria mais fácil....vc não sabe onde a sua amiga que o presenteou comprou? Será que foi no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela trouxe de fora do Brasil, no grupo postei vários links para quem quiser comprar aqui no Brasil ou fora, mas o Aliexpress é o lugar mais barato mesmo rs.

      Excluir
  2. Caramba Mauricio! Estive olhando um aqui Suécia mas achei que seria mais uma coisa nas gavetas da cozinha. Eu adoro utensilios domesticos. kkkkkkkkk. Agora que voce mostrou como funciona, vou comprar o meu. Obrigada pela dica. Abraço Tereza

    ResponderExcluir
  3. Comprei o meu mas não sei o que está acontecendo que as vezes a massa não sai. Tenho que apertar umas 3 ou 4 vezes até sair. Mas mesmo assim gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posicione sempre a travinha retrátil da alavanca certinho em relação a haste dentada.

      Excluir
  4. Oi Mauricio fiquei muito interessada nessa maquina, estou querendo fabricar biscoitos caseiros.
    Essa maquina e pratica ?onde posso encontra-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha essa informação no final do post. Se vc quer comprar e usar é bom dar uma lida no post todo rs

      Excluir
  5. Posso adicionar cacau em po p fazer de chocolate ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Mauricio que conpa uma maquina desa como que eu farco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson olha o link alí acima no próprio post e os nomes para achar tb. Abraços!

      Excluir
  7. Comprei uma mauricio aquela haste que tem o numero 1 e 2 a parte mais fina fica pra fora

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, tudo Bem?
    Dá pra congelar as bolachas e assar de pouquinho na airfryer?

    ResponderExcluir
  9. Qual o diametro do biscoito após assado?

    ResponderExcluir
  10. Querido Maurício!
    Obrigada pelas dicas!
    Fiz um pedido da máquina de biscoito pelo AliExpress, aproveitei que estava em uma bela promoção, agora é só esperar, amo fazer biscoitos, minha filha vai amar.
    Deus o abençoe a cada dia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela dica Maurício! Fiz e ficaram ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  12. olá tudo bem ? essa maquina pode ser usada para biscoito de nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc não usar nenhuma coisa que dê sabor ficará de nada mesmo, sem sabor, sabor de biscoito.

      Excluir
  13. oi comprei uma ,maquina e vou tentar fazer com esta receita que vc passou pra testar ela tem receita de biscoito salgadoou posso usar essa mesmo

    ResponderExcluir
  14. Essa maquina serve para biscoitos de massas mais dura?

    ResponderExcluir
  15. Oi Maurício, estas marcas nacionais ou chinesas de maq de biscoito são aceitáveis, pois as italianas são caríssimas. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não existem nacionais ou de outros países rs... tirando a Marcato todas as outras são chinesas, como a minha.

      Excluir
  16. Nossa, amei esta maquininha! Nunca a tinha a visto! Gracias!

    ResponderExcluir
  17. Maurício, adorei seu post. Estou analisando qual comprar, mas minha grande dúvida é qual das duas marcas italianas seria a melhor, a Marcato ou a Bialetti. A Marcato vi que o corpo é de alumínio ( não sei se os 20 stampos seriam tb alumínio ou outro metal) já a Bialetti vi que o corpo é de acrílico, o que ajuda na viazualização da quantia de massa, mas ao mesmo tempo receio ser mais frágil, são 13 stampos e 7 bicos que parecem ser inox. Voce conhece as duas marcas? Saberia dizer qual é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU só conheço a Marcato, não tenho como te dizer. A minha é essa das fotos. Abraços.

      Excluir
  18. Gostaria de ver mais receitas como o dispara biscoitos. Principalmente sequilhos.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde, gostaria de saber como posso utilizar aqueles bicos que vieram na Biscoitadeira?

    ResponderExcluir
  20. Amo demais a "disparo biscoitos"! Obrigadão pelas receitas!!! Vai ter mais? Não vejo a hora de gazfa todas suas ideias para a maquininha querida!

    ResponderExcluir
  21. Maúrico, gostaria de saber se essa maquina faz também os biscoitos redondos e lisos sem detalhes?

    ResponderExcluir
  22. Oi Maurício! Estava procurando opiniões sobre máquinas manuais de biscoito e acabei achando seu blog. Bom, já tive dessa sua e não gostei, pois a peça que empurra os biscoitos pelo cilindro simplesmente entortou! Mandei fazer uma nova peça, mas ainda assim não ficou bom. Então resolvi comprar a da Wilton, mas foi outra decepção, porque como os moldes e as roscas são de plástico, acabam sendo muito frágeis e quebram logo. Agora vou partir pra Marcato, rsrs. Obrigada pelas dicas! Bjo.

    ResponderExcluir
  23. olá mauricio posso fazer com açucar demerara ou açucar de coco?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Maurício Rodrigues
    Adorei sua postagem e as receitas também.
    Amo fazer biscoito e já faz um tempo que quero comprar uma máquina "dispara biscoitos ",porém tenho dúvidas na marca das máquinas. Você poderia me ajudar em relação a marca da máquina?

    ResponderExcluir

Veja também: