meus livros de receitas

Chelsea Market - Mercado Gourmet em Nova York



Recebi muitos pedidos para falar de alguns lugares legais e voltados para o público gourmet no exterior, então para começar eu não poderia falar de outro lugar que não fosse esse, o Chelsea Market.

Apesar de o assunto aqui ser outro recomendo fortemente que se programe para fazer o seguinte passeio:
- Acorde cedo, vá para o o famoso parque High Line, passeie e aproveite a vista, os banquinhos, o céus, os jardins... no final tome um belo café ou cappuccino em umas das cafeterias que existem lá, dê uma olhada nos souvenirs e artesanatos... agora desça do High Line e vá para o Chelsea Market, pronto, começamos por lá e garanto que não vai se arrepender rs... e se quiserem me avisem que faço um belo post sobre esse passeio.



O Chelsea Market é um grande mercado que fica em um lindo e antigo prédio no bairro de Chelsea em Nova York, o mercado em si fica na parte térrea e nos andares superiores funcionam empresas e escritórios variados.
Esse prédio foi no passado fábrica da empresa Nabisco e onde foi criado o famoso biscoito Oreo! Fica em frente a um dos prédios do Google.

Uma das coisas legais é a arquitetura desse lugar, pois como era uma fábrica mantiveram muitos desses aspectos e apenas abriram alguns portais nas paredes rústicas, o que deixou tudo com um ar super nostálgico, elegante e gourmet ao mesmo tempo, acho lindo!



Vamos falar sobre o mercado em si, que é composto por quase 100 lojinhas, mercearias, mini restaurantes, cafeterias e boxes dos mais variados tipos, onde podemos passar um belo dia passeando, conhecendo e comprando comidas e objetos do mundo todo. Alguns deles vou mencionar aqui, porque são muitos mesmo, mas todos ótimos.

Eu amo esse lugar, me perco lá dentro e nem vejo as horas passarem, por isso eu recomendo muito, se for em Nova York não deixe de conhecer. Não é cheio de turistas como em outros lugares da cidade e dá para sentir mais o clima da viagem.

Dentre as opções que mais gostei de lá estão uma linda loja de biscoitos, essa loja tem biscoitos e cookies decorados de todos os tipos, sabores e temas, infantis, casamento, festas, frutas, animais, em latas, potes, frascos, pacotes, caixas... ufa, são muitos, a gente fica sem saber para onde olhar e qual levar.
Outra loja muito bacana é uma de bolos, com bolos, bolinhos e outros doces de todos os tipos, temáticos, também para todos os gostos!



Andando pelo mercado encontramos lojas especializadas em uma tipo de culinária específica, mas também lojas onde encontramos de tudo um pouco e de todos os lugares, desde bolachinhas de outros países até trufas negras e panelas, facas e acessórios de cozinha bem diferentes, além de outros produtos mais nobres e super caros.
Vale dizer que preço aqui é algo muito relativo, algumas coisas que encontrei aqui você encontra em outros lugares dos EUA, mas outros não, são super "raros", algumas verdadeiras pechinchas e outras um pouco acima do preço comum, mas temos que ver a qualidade, quantidade, procedência. Eu encontrei por exemplo alguns temperos como açafrão espanhol de super qualidade por um preço inacreditável e a qualidade ótima.



Há também padarias com aqueles pães bem rústicos e lindos, um aroma que nos leva para dentro rs... tem um pequeno box especializados em tortas, outros só em comidas italianas, mercado de orgânicos com direitos a degustações e um box magnífico especializado em azeites e sais do mundo todo, onde você pode provar todos e levar a quantidade que desejar por mls, litros ou gramas, é de ficar doido!



No meio do percurso corrido há banheiros, lugares para fotos, decorações... há também desvios e recuos onde há mais lojas, num deles encontrei um box que vende frutas secas e castanhas do mundo todo, o preço era ótimo na maioria dos produtos, logo em frente um outro box para contemplar... temperos e chás do mundo todo, combinações incríveis de aromas e sabores, para serem comprados em recipientes e kits já montados ou por gramas, nem tenho palavras para descrever o quando gosto disso.



Também há lojas e pequenas barraquinhas com souvenirs, objetos, roupas e acessórios de outros lugares dos EUA e do mundo... tem até uma peixaria, com tudo bem fresquinho, onde podemos comprar e levar ou escolher e eles limpam e montam seu prato na hora!



E mais ao final do percurso há um grande brechó, esse só olhei da porta, bateu uma fome.... e por falar em fome, dentro do mercado há pequenos restaurantes, quase fast food, com cardápios ótimos, de comida italiana, chinesa, indiana, americana... que aconselho muito passar para pegar uma refeição ou lanche caprichado para matar essa fominha que provavelmente você já vai estar.
Provavelmente vai ser difícil achar lugar para comer lá dentro então uma super dica é sair do Chelsea Market, andar apenas um quarteirão e se deparar com uma linda praça, cheia de mesinhas, guarda-sois, pontos para recarregar celular, prédios antigos e jardineiras... sentar e aproveitar a refeição.

Outra dica legal, na volta faça o percurso pela rua mesmo, pelas avenidas, você vai cruzar pequenos bairros lindos, pacatos, comércios diferentes, prédios diferentes, tudo muito calmo, bem diferente de uma Times Square.

Espero que tenham gostado das dicas e se forem não deixem de comentar comigo, vou amar bater esse papo!!!

Como chegar?:
- 9th Ave número 75, entre as w 15th st e w 16th st.
Caso não vá a pé, vá de metrô, desça na estação da 14th pela linha A, C e E azul ou pela 15th ou 18th e ir andando este pedacinho.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

  1. Um dos melhores passeios de NY, pena que com esse dólar, o retorno não será em breve...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Veja também: