meus livros de receitas

Guia Prático de Como Montar a Mesa e Receber Bem


Sabe aqueles mínimos detalhes, mínimos mesmos? Então, esse conceito faz com que você planeje bem até eles mas de uma maneira bem prática, com um guia resumido, para evitar dores de cabeça e fazer com que o encontro, reunião, ou comemoração se torne prazerosa e inesquecível, para você e seus convidados.
Mise en place é a arte de organizar e planejar cada passo da sua comemoração em termos de servir bem. Isso infere desde a montagem da mesa, até o momento de servir.
Receber amigos e parentes em casa para uma comemoração ou apenas uma reunião sem planejamento, pode render pequenos erros capazes de deixar os convidados desconfortáveis e os donos de casa constrangidos.
Para que isso não aconteça leia este passo a passo de como utilizar o conceito Mise en Place, para organizar a mesa:


1) A montagem de mesa começa na limpeza e escolha do material adequado. Para iniciar preparamos todos os utensílios utilizados e deixamos separados.
2) Começamos com o posicionamento correto das cadeiras em volta da mesa.
3) Após posicionar as cadeiras posicionamos os jogos americanos ou a toalha, sempre observando a posição correta tanto da toalha quanto dos jogos americanos.
4) Começamos a montagem da mesa pelos talheres base ou da escolha do prato principal, sendo que o primeiro a ser posicionado é sempre a faca.
5) Após todas as facas serem colocadas deixando 1cm da barra do jogo americano ou no caso da toalha 1cm acima da lateral da mesa. Posicionamos todos os garfos obedecendo sempre o sentido horário do relógio. O mesmo processo é feito para todos os talheres que vamos utilizar.      
Este processo deve ser seguido para que não esqueçamos nenhum talher na mesa e não seja necessário perder tempo conferindo. Deve funcionar como um nado sincronizado. Cada peça em seu lugar.                      
Não é permitido colocar mais de três talheres de cada lado. No caso de um menu de sete pratos. Vamos acrescentando à medida que vamos servindo sendo que o talher base ou no caso do prato principal esteja posicionado antes do início do jantar.                
Não é permitido também colocar dois talheres iguais do mesmo lado.                      
Por exemplo se vamos servir uma salada verde e após uma outra entrada que também utiliza talheres de sobremesa, devemos deixar o talher do primeiro prato e após o término acrescentar o da próxima entrada.
6) Quando todos os talheres estiverem posicionados devemos posicionar as taças. Sendo que a taça de água é posicionada na ponta da faca do prato principal e o restante das taças será posicionado de forma cronológica de maneira que o serviço de bebidas seja confortável e seguro.                      
Usar um sousplat ou não fica a critério do anfitrião, caso utilize sousplat o posicionamos antes da faca base para não ser necessário mexer nos talheres novamente.
7) O guardanapo é posicionado no centro dos talheres base. A dobra de guardanapos enfeitados não é recomendável, por questão de higiene, quanto menos manipulado melhor, mas se quiser fica à seu critério.
8) Ao final da montagem devemos observar se a mesa esta simetricamente bem montada. Deve funcionar como um espelho, com os objetos posicionados de forma idêntica tanto de um lado quanto do outro.


DICAS: Você sabe por que lado servir?             
No serviço empratado, servimos sempre pelo lado direito de cada convidado. Quando vamos servir a perna que colocamos na frente antes de posicionar o prato deve ser a perna direita e devemos flexionar levemente o joelho direito para servir com elegância e segurança.                      
Para muitos isso não tem importância, mas, a postura correta e adequada para esse tipo de serviço faz toda diferença no resultado final.

Dicas by Renata Branco - Ecole Hoteliere de Glion-sur Montreux Suíça
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

  1. Muito importantes essas dicas. Obrigada por todo esse carinho com os seus fãs

    ResponderExcluir

Veja também: